Direito e Teoria da Regulação

 Alessandra Devulsky da Silva Tisescu

É Doutora em Direito Econômico e Financeiro pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, bem como Especialista em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Cuiabá. É Advogada militante no Estado de São Paulo, sendo professora de Direito Ambiental e Ciência Política na graduação e pós-graduação, ocupando de 2011 a 2015 o cargo de Coordenadora do Curso de Direito da Universidade Nove de Julho – Campus Memorial. Foi membro da “Comissão de Ensino Jurídico” da OAB/SP no ano de 2009/2010.

Luiz Ismael Pereira

Professor Substituto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ) no curso de Graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social (GPDES). Graduado em Direito (2010), Mestre em Direito Político e Econômico (2013) e Doutor em Direito Político e Econômico (2017) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Consultor Jurídico do Instituto Luiz Gama. Atua principalmente nas seguintes áreas: direito político e econômico, instituições jurídicas e econômicas, teoria do Estado e direito constitucional, administração pública, filosofia e teoria geral do direito.

Silvio Luiz de Almeida

Pós-doutorando pelo departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Direito Político e Econômico e Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Professor do Curso de Graduação em Direito e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Político e Econômico da Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP). Professor de Filosofia do Direito e Introdução ao Estudo do Direito da Universidade São Judas Tadeu (SP). Presidente do Instituto Luiz Gama (SP). Advogado em São Paulo.

Trabalho, organizações e sociedade

Ana Tércia Sanches

Possui doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2016), mestrado em Sociologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006); especialização em Economia do Trabalho e Sindicalismo pela Universidade Estadual de Campinas (2009) e graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995). Tem experiência no tema relações de trabalho, terceirização, inovações tecnológicas e reestruturação produtiva no setor bancário. Docente e Pesquisadora Voluntária do Centro de Pesquisas vinculado à Faculdade 28 de Agosto.

Arnaldo José França Mazzei Nogueira

É Professor Livre Docente/Associado da Universidade de São Paulo desde 19/06/2015 e Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica desde 10 de agosto de 2004. Fez o Pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra PT com apoio da CAPES no programa de Estágio Sênior no Exterior / Pós-doutoramento entre Agosto de 2015 e Fevereiro de 2016. Fez o doutorado em Ciências Sociais (1996) e o mestrado em Ciência Política (1990) no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH-UNICAMP). É pesquisador no campo das Relações de Trabalho e Recursos Humanos em Processos de Globalização e orientador de mestrado e doutorado com mais de 20 mestres formados pela USP e pela PUC-SP. Tem experiência de ensino, pesquisa e extensão na área de Ciências Sociais Aplicadas com ênfase em Relações de Trabalho, Recursos Humanos, Sociologia do Trabalho, Estudos Organizacionais e Teoria das Organizações nos setores privado e público.

 Ericson Crivelli

graduou-se em Direito pela Universidade de São Paulo (1981), cursou mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é sócio de Crivelli Advogados Associados, com atuação na área de Direito do Trabalho e Direito Internacional do Trabalho. É parecerista e consultor jurídico externo do escritório da OIT no Brasil desde 2003; Consultor jurídico da representação dos trabalhadores na Comissão Sociolaboral do MERCOSUL (CSL) e do Subgrupo de Trabalho Nº 10 (SGT 10); Consultor jurídico/conselheiro técnico de representação do trabalhador na Organização Internacional do Trabalho (OIT) desde 1997. Consultor Jurídico de Assuntos Legislativos e Internacionais em Direito Internacional do Trabalho. Foi consultor jurídico de representação do trabalhador na Comissão AD HOC sobre a Dimensão Social do Mercosul/SGT 10 em 1997 e 1998.

Iram Jácome Rodrigues

Professor Associado (Livre-Docente) do Departamento de Economia da Universidade de São Paulo e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo (PPGS-USP). É graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1981), mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1987), doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1993), Livre-Docente pela Universidade de São Paulo (2003) e com pós-doutoramento pela Universidade de Cambridge (UK) (1996-1997). Atua na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho, principalmente nos seguintes temas: ação coletiva, sindicalismo e desenvolvimento regional; relações de trabalho e organização de interesses; sindicalismo e política; trabalho e sindicalismo; emprego, desenvolvimento econômico local e regional.

Maria Silvia Portella de Castro

Socióloga, trabalha como assessora nas áreas de relações trabalhistas e relações internacionais desde o ano 1986. Possui mestrado em Sociedade, Economia e Estado – Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina -PROLAM (2000). Tem experiência na área de Relações Trabalhistas, Economia, com ênfase em Comercio Exterior, integração comercial e estudos sobre movimento sindical latinaomericano.

“Banco do Futuro”: Análise das tendências do futuro do mercado financeiro

André Accorsi

Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1981), mestre em Administração pela Universidade de São Paulo (1991) e doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professor adjunto 2 da Escola Superior de Propaganda e Marketing e professor assistente doutor na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: finanças corporativas, estudos de viabilidade econômica-financeira, mercado financeiro e de capitais e automação bancária.

Marco Antonio Silva

Doutorando em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica – Transporte Aéreo e Aeroportos pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA (2016), possui Doutorado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA/USP/SP, (2013), Mestrado em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo – EAESP, da Fundação Getulio Vargas (2005), Especialização em Gestão Empresarial pela Escola Brasileira de Administração Pública e Empresas (EBAPE) da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro (2001) e Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Piauí (1992). Foi professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM, lecionando Finanças Corporativas, Finanças Internacionais e Jogos de Empresas. É pesquisador e professor do Centro de Pesquisas 28 de Agosto na área de Economia e Finanças. Atualmente também é professor do Curso de Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP onde leciona as disciplinas Perícia na Construção Civil, Saneamento Básico e Ambiental, Sistemas de Transportes, Sistema Metro Ferroviário e Aeroportos.

Moisés da Silva Marques

Possui graduação em Tecnologia pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (1986), graduação em Engenharia Civil pela UMC (1991), graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1994), MBA Controller – USP (1996), mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2006) – Área de Política Pública/Internacional. Atualmente é professor dos Bacharelados em Relações Internacionais e Design de Moda da Faculdade Santa Marcelina e professor/coordenador da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo em cursos de graduação e pós-graduação na área de RI e Gestão Pública. Tem experiência na área de Políticas Públicas nacionais e internacionais, com ênfase em Análise do Processo Decisório, atuando principalmente nos seguintes temas: governabilidade democrática, política externa brasileira, jogo de barganha, identidade internacional, políticas públicas na América Latina, análise estratégica e federalismo. Experiência no Mercado Financeiro e como Consultor em áreas de Estratégia, Gestão de Pessoas e Marketing. É pesquisador de projeto da FAPESP sobre variedades de democracias emergentes de mercado e profissional do mercado financeiro. Pesquisador associado do Centro de Pesquisas 28 de Agosto, desenvolvendo temas como o Banco do Futuro, Relações de Consumo e Tecnologia Bancária.

“Olhar Local”: Trabalho das organizações e sociedade

Cecília Carmen Pontes Rodrigues

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, mestrado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado pela University of Cambridge, UK. Experiência docente em instituições de ensino superior nas áreas de Administração e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política em ciência e tecnologia, sistemas de ensino a distância. e estudos do trabalho. É pesquisador associado do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC) e do CERU/USP.

Claudemir Sugahara

Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Possui Especialização em Economia do Trabalho pela PUC-SP e Extensão em Gestão de Carteira de Crédito pela FGV-SP. Bacharel em Ciências Econômicas, registro Corecon-SP 31.410. Membro do Grupo de Pesquisa da PUC-SP registrado no CNPq – Economia Industrial, Trabalho e Tecnologia (EITT) . Economista-Pesquisador no Centro de Pesquisas 28 de Agosto. Membro da Comissão de Educação do Corecon-SP entre 2007 e 2009. Professor Universitário na Graduação e Pós-graduação (MBA). Possui publicados diversos artigos científicos, capítulo de livro financiado pelo CNPq-PUC. Autor do livro Sustentabilidade e empregos verdes no Brasil, lançado no 36º Encontro Anual da Anpocs.

Jacob Carlos Lima

É graduado em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1979), Mestre em Ciências Sociais( Sociologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983), Doutor em em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1992), com Pós-doutorado no Department of Urban Studies and Development do Massachusetts Institute of Technology (EUA-2001). Foi professor da Universidade Federal da Paraíba(1982-2004), e atualmente é Professor Titular no Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos. Foi Coordenador da Área de Sociologia na CAPES (2011-2014) e integra desde 2016 o Comitê de Assessoramento da área de Ciências Sociais-Sociologia do CNPq. Atua em pesquisas nas áreas de Sociologia do Trabalho e Sociologia Econômica, destacando-se as seguintes temáticas: reestruturação produtiva, reespacialização da produção; trabalho flexível; trabalho informal; empreendedorismo; redes sociais e mercados de trabalho urbanos; trabalho informacional; cooperativas de trabalho e economia solidária; culturas do trabalho e mobilidades.