Curso de paternidade responsável: pais e mães aprendem cuidados com os filhos

Curso de paternidade responsável: pais e mães aprendem cuidados com os filhos

O curso de paternidade responsável da Faculdade 28 de Agosto em parceria com o Centro de Formação Profissional do Sindicato dos Bancários foi um sucesso de participação. A primeira turma foi formada por bancários sindicalizados. Desde a convenção coletiva da categoria em 2016, eles têm direito à licença-paternidade de 20 dias regulamentada por lei. Foram

O curso de paternidade responsável da Faculdade 28 de Agosto em parceria com o Centro de Formação Profissional do Sindicato dos Bancários foi um sucesso de participação.

A primeira turma foi formada por bancários sindicalizados. Desde a convenção coletiva da categoria em 2016, eles têm direito à licença-paternidade de 20 dias regulamentada por lei. Foram cinco encontros para aprender e trocar experiências sobre os cuidados com o bebê e a divisão das tarefas.

Com aulas gratuitas, o grupo recebeu ainda informações sobre o período pré-natal, depressão pós-parto e educação para igualdade. A equipe multidisciplinar designada para acompanhar o curso era formada por médico, enfermeiro, psicóloga e pedagoga, entre outros profissionais.

A obrigatoriedade do curso está prevista nas regras de concessão do benefício, que vale também para casos de adoção. O pai bancário pode requerer a licença até dois dias depois da chegada do filho, inclusive de forma retroativa. É só apresentar o certificado de participação concedido após o cumprimento das 12h/aula.

Curso derruba mitos

Para os participantes, as aulas trouxeram conhecimentos novos e derrubaram mitos sobre a paternidade e a rotina do bebê e da mãe. Larissa e Renan (foto) estão esperando a chegada de seu filho e participaram juntos do curso. Eles estão convencidos de que as aulas foram essenciais para aprender e amadurecer um pouco mais para o desafio de educar uma criança.

Marcelo Alves, coordenador do sindicato, acredita que o processo de formação dos pais traz diferenças profundas na criação dos filhos. “Gera filhos diferentes e, portanto, uma sociedade diferente.”

Novas turmas do curso Paternidade Responsável serão formadas de acordo com interesse do público e com as datas de nascimento previstas dos filhos. Também será levada em consideração a disponibilidade do Centro de Formação para a realização dos encontros.

Mais informações e reserva de vagas pelo telefone do sindicato: (11) 3188-5200.

redacao
ADMINISTRATOR
Perfil