“Estamos em um novo estágio das inovações tecnológicas”, diz professora

“Estamos em um novo estágio das inovações tecnológicas”, diz professora

A professora e pesquisadora da Faculdade 28 de Agosto, Ana Tercia Sanches, participou do programa Momento Bancário com a Presidenta para falar sobre tecnologia e como ela afeta o nosso modo de viver, a partir da 4ª revolução industrial. “Nós vivemos uma nova etapa da nossa história do ponto de vista das inovações, e isso altera

A professora e pesquisadora da Faculdade 28 de Agosto, Ana Tercia Sanches, participou do programa Momento Bancário com a Presidenta para falar sobre tecnologia e como ela afeta o nosso modo de viver, a partir da 4ª revolução industrial. “Nós vivemos uma nova etapa da nossa história do ponto de vista das inovações, e isso altera o nosso modo de viver, quem nós somos, como percebemos o mundo.”

Essa nova etapa, segundo ela, vai modificar nossa relação com a educação e com a família e os nossos relacionamentos pessoais. “Agora, do ponto de vista do trabalho, vamos ter uma mudança. Algumas carreiras, como a do setor bancário, vão ser praticamente extintas”, diz, a partir do 8º minuto do vídeo abaixo.

“Quem é que ganha com as inovações tecnológicas? Muito claro que quem ganha são as empresas. Há uma concentração de renda que se acirra, não só em nosso país mas em nível internacional. Porque você está sinalizando um pequeno grupo, uma elite cada vez mais reduzida de trabalhadores ou de quem detém o capital. São desafios que dialogam com o futuro da sociedade, o que a gente quer para o futuro também. A tecnologia nesse sentido tem de servir ao homem”, disse a pesquisadora.

O programa

O Momento Bancário com a Presidenta é produzido pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e vai ao ar todas as segundas-feiras, agora em novo horário, às 18h, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube, pelo site e pelo Facebook do Sindicato.

Ana Tercia Sanches é doutora em Sociologia pela USP e tem experiência no tema relações de trabalho, terceirização, inovações tecnológicas e reestruturação produtiva no setor bancário.

redacao
ADMINISTRATOR
Perfil

Receba nossa newsletter