fbpx

Centro de Pesquisas 28 de Agosto

Criado em maio de 2010 , tem como eixo temático assuntos relacionados ao trabalho, gestão, direito e mercado financeiro vistos a partir de processos que se referem às diversas práticas dos sujeitos coletivos e individuais em suas diversas articulações com o social, na produção e transformação das relações de trabalho e das instituições.

O Centro de Pesquisas 28 de Agosto, tem como eixo temático assuntos relacionados a “Trabalho, gestão, direito e mercado financeiro” , vistos a partir de processos históricos que se referem às diversas práticas dos sujeitos coletivos e individuais, em suas diversas articulações com o social, na produção e transformação das relações de trabalho e das instituições. Em conformidade com tal eixo temático, o Centro de Pesquisas 28 de Agosto tem como finalidades:

Produzir estudos e pesquisas sobre a temática do “Trabalho, gestão, direito e mercado financeiro”;

Produzir e reunir informações e fontes sobre os eixos temáticos citados anteriormente;

Realizar atividades vinculadas aos incisos anteriores, tais como Cursos, Seminários, Oficinas e Debates;

Divulgar a produção do Centro de estudos;

Estabelecer intercâmbio com outras instituições e pesquisadores;

Contribuir com a formação de professores e alunos interessados ou que atuem a partir da temática.

LINHAS DE PESQUISA

Gestão e inovações nas organizações (realizada no ano de 2010- 2011)

  1. Estudo dos processos de capacitação das organizações em criar, processar e disseminar conhecimentos técnicos e gerenciais com a finalidade de apoiar o desenvolvimento de experiências de desenvolvimento solidário e regional sustentável incorporando-os à produção de bens e serviços.

Trabalho, organizações e sociedade (realizada no ano de 2010-2011)

  1. Estudo das transformações do mundo do trabalho no âmbito das organizações e da sociedade;

  2. Análise das tendências do mercado de trabalho, da ação sindical e da relação capital/trabalho. Análise dos processos de globalização econômica e seus impactos no mundo do trabalho;

  3. Desenvolve estudos tanto teóricos quanto aplicados relacionados ao papel desempenhado pelo trabalho na sociedade contemporânea e, especialmente, os estudos do trabalho no setor financeiro;

  4. Pesquisa, ainda, as implicações das práticas dos atores coletivos confrontando-as com o âmbito, local, regional, nacional e global.

Universo das Relações de consumo (2016)

  1. Estudo das relações de consumo a partir do Direito e demais áreas do conhecimento buscando transversalidade e interação com as práticas cotidianas a partir das mudanças na legislação vigente que visaram dar garantias, transparência e respeitabilidade ao consumidor e ao meio ambiente.

Banco do Futuro (iniciada em 2010)

  1. Estudo do papel do crédito e financiamento bancário como instrumento de desenvolvimento das organizações, com especial atenção ao microcrédito e seu papel potencializador ao crescimento de organizações e estruturas regionais ou municipais.

  2. Análise das tendências futuras do mercado financeiro, englobando  a regulamentação do mercado pelos órgãos normativos, os novos produtos e serviços disponibilizados aos clientes bancários assim como as modificações nas tecnologias empregados pelos bancos na sua prestação de serviços.

Macrossetor (inciada em 2018)

  1. A linha de pesquisa “Macrossetor: Caminhos do Sindicato Cidadão” visa ao aprofundamento da discussão sobre os condicionantes do desenvolvimento econômico e social, em especial das regiões periféricas da cidade de SP, Osasco e região, relacionando-os com as alterações recentes do mundo do trabalho no Brasil. Ademais, tenta encontrar alguma alternativa de viabilização de novas soluções que contribuam para esse desenvolvimento, como, por exemplo, a busca de novas alternativas de crédito e financiamento, para empreendedores e pessoas físicas.