Com 75% de aprovação, o curso preparatório para Certificação Especialista Anbima (CEA) é uma forma de avançar na carreira. As inscrições estão abertas para as próximas turmas. As aulas são no Centro de São Paulo (Rua São Bento, 413), com carga horária total de 36 horas.

Bancários sindicalizados têm 50% de desconto e pagam R$ 1.180. Para não sindicalizados, o valor é de R$ 2.360.

Curso CEA

O CEA é voltado para profissionais do mercado financeiro que assessoram gerentes de contas de investidores pessoa física em seu planejamento, podendo indicar produtos dos mercados financeiro, de capitais e de previdência complementar aberta.

O curso é dividido em seis módulos:

Módulo 1 – Sistema Financeiro Nacional e Regulação dos Mercados
Sistema Financeiro Nacional: participantes, regulação, fiscalização e autorregulação dos mercados financeiro e de capitais. De 3 a 10 questões.

Módulo 2 – Fundamentos de Economia, Finanças e Estatística
Estatística, economia e finanças, além de interpretação de informação. Alguns dos tópicos podem exigir cálculos financeiros, diagramação, interpretação de gráficos e resolução de problemas utilizando técnicas de matemática financeira. De 3 a 7 questões.

Módulo 3 – Produtos de Renda Variável, Renda Fixa e Contratos Derivativos
Estrutura dos produtos de renda variável, renda fixa e dos principais instrumentos derivativos negociados no mercado local e internacional. Entender, explicar e avaliar os principais instrumentos financeiros, formas de negociação e características operacionais. Cálculos poderão ser exigidos com a utilização de calculadoras financeiras. De 7 a 18 questões.

Módulo 4 – Fundos de Investimento e Produtos de Previdência Complementar
Regulamentação, estrutura, negociação e características operacionais dos produtos e adequação ao tipo do plano e perfil dos investidores. Orientação de clientes a respeito dos benefícios dos planos de previdência complementar em termos tributários. De 18 a 25 questões.

Módulo 5 – Gestão de Carteiras e Riscos
Conceito associados à gestão de carteiras e análise de riscos. Cálculos poderão ser exigidos a utilização de calculadoras financeiras. De 7 a 14 questões.

Módulo 6 – Planejamento de Investimento 
Visão geral e consolidada dos tópicos anteriores, domínio dos conceitos apresentados e aplicação na avaliação de produtos de investimento, incluindo os principais indicadores de retorno e risco abordados. Cálculos poderão ser exigidos. De 14 a 21 questões.
Prova – Para ser aprovado, o profissional precisa garantir aproveitamento igual ou superior a 70% das questões. O exame é online e tem 70 perguntas de múltipla escolha com 4 alternativas cada. O tempo máximo de prova é de 3 horas e 30 minutos.

A inscrição para fazer a prova por ser feita diretamente pelo próprio aluno (clique aqui).




Para saber mais sobre este curso, assine nossa newsletter: